EXORTAÇÃO APOSTÓLICA EVANGELII GAUDIUM DO SANTO PADRE FRANCISCO
O Papa publicou a 24 de novembro a sua primeira exortação apostólica, a ‘Evangelii Gaudium’ na qual defende uma renovação das estruturas da Igreja, incluindo a “conversão” do papado, colocando-as ao serviço prioritário da evangelização. “Penso que não se deve esperar do magistério papal uma palavra definitiva ou completa sobre todas as questões que dizem respeito à Igreja e ao mundo”, escreve Francisco que defende uma “salutar «descentralização»” nas estruturas eclesiais, por entender “uma centralização excessiva, em vez de ajudar, complica a vida da Igreja e a sua dinâmica missionária”. “Dado que sou chamado a viver aquilo que peço aos outros, devo pensar também numa conversão do papado”, acrescenta.
“Não convém que o Papa substitua os episcopados locais no discernimento de todas as problemáticas que sobressaem nos seus territórios”.
O Papa Francisco recorda que João Paulo II tinha pedido que o ajudassem a encontrar “uma forma de exercício do primado que, sem renunciar de modo algum ao que é essencial da sua missão, se abra a uma situação nova” (encíclica ‘Ut unum sint’, 25 de maio de 1995). “Pouco temos avançado neste sentido. Também o papado e as estruturas centrais da Igreja universal precisam de ouvir este apelo a uma conversão pastoral”, destaca a ‘Evangelii Gaudium’.
“Exorto também cada uma das Igrejas particulares a entrar decididamente num processo de discernimento, purificação e reforma”, acrescenta.
No site do Vaticano pode obter o texto da Exortação.
Visualizações: 2341

