Centro Social Paroquial de Corroios

 

O Centro Social Paroquial de Corroios (CSPC) nasceu do esforço e empenho de um grupo de cristãos que ao longo dos últimos anos tem vindo a realizar várias iniciativas para angariar fundos com o objectivo de dotar a Freguesia de Corroios de recursos na área do apoio social às famílias.

O CSPC é uma Instituição jovem, tendo iniciado a sua atividade a 01/02/2007. Na sua fase inicial, predominou o trabalho na área social assegurado por um pequeno grupo de voluntários, em articulação com o grupo da Cáritas Paroquial. Entretanto avançou-se para uma candidatura ao Programa PARES que resultou na construção do nosso primeiro equipamento: a Creche de Santa Teresinha, destinada a 73 crianças entre os 3 e os 36 meses.

A Creche de Sta. Teresinha abriu as suas portas à comunidade em Setembro de 2010, passando a ser a Sede do CSPC.

O CSPC assume a Qualidade como um fator determinante para a intervenção na Comunidade, nomeadamente na Resposta Social Creche.

Compete à Direção fazer observar, a todos os níveis, o cumprimento das determinações que satisfazem os critérios do referencial ISO 9001:2000, da legislação em vigor e de Modelos de Avaliação da Qualidade do ISS, adaptados à Resposta Social Creche.

Missão:

Contribuir para o desenvolvimento da pessoa na sua dimensão humana, social, cultural, espiritual e religiosa, tendo por referência a Doutrina Social da Igreja.

Promover e desenvolver respostas sociais emergentes das problemáticas sócio familiares em parceria com os serviços públicos e privados com vista a uma melhor vivência comunitária.

Visão:

Pretende ser uma Instituição de referência no Concelho do Seixal que tem como objetivo primordial a inclusão social, baseando a sua intervenção na melhoria contínua das práticas e na elevação da qualidade dos serviços prestados.

Valores:
  • Caridade – Desenvolver ações nas quais a dimensão cristã do amor ao próximo estará sempre presente.
  • Solidariedade – Acolher com caráter solidário todos os que recorram aos serviços, respondendo às suas necessidades e especificidades, tendo como finalidade a construção do Bem-comum.
  • Comunhão – Proporcionar aos colaboradores e clientes, um ambiente de sã convivência, favorável à união de esforços e saberes e ao trabalho de equipa.
  • Integridade – Desenvolver a ação de acordo com as normas e exigências técnicas de cada função no sentido da excelência da qualidade. Basear a ação em relações transparentes e coerentes com os valores e os propósitos assumidos.
  • Afetividade – Trabalhar com amor, demonstrando atenção e empatia para com os demais, contribuindo para que cresçam como pessoas equilibradas e capazes de estabelecerem laços de afetividade.
  • Respeito – Consideração pela condição e características de todos os que apoiamos e daqueles que connosco colaboram;
  • Cidadania – Valorizar o cumprimento de deveres e o conhecimento e exercício de direitos.
  • Diálogo – Promover a comunicação e partilha transparente de informação com todos os intervenientes nas diversas ações.
  • Proximidade – Aproximação às pessoas respeitando-as na sua identidade e cooperando na resolução dos seus problemas, com rigor, exigência e verdade.
  • Respeito pelos direitos humanos – Sensibilizar a sociedade no que se refere à dignidade e aos direitos fundamentais de todos os Homens.

Política de Qualidade:
  • Prestar serviços que, englobados numa visão cristã, vão ao encontro das necessidades e expetativas dos nossos clientes/utentes e da comunidade;
  • Promoção de uma cultura organizacional capaz de estimular a motivação e o comprometimento dos colaboradores para com a qualidade dos serviços prestados;
  • Promover a formação, o desenvolvimento e a qualificação dos colaboradores;
  • Cumprimento dos requisitos (legais, regulamentares e normativos) e melhoria contínua da eficácia do sistema de gestão, baseado na norma NP EN ISO 9001:2000;
  • Garantia ao cliente/utente de níveis de serviço elevados e ajustados, sempre que possível, às características específicas e às necessidades de cada cliente/utente, o qual deverá reconhecer o CSPC como uma Instituição de referência no âmbito da Educação;
  • Estabelecimento de relações privilegiadas e seguras com fornecedores que garantam a qualidade que queremos imprimir ao trabalho desenvolvido e aos serviços prestados;
  • Desenvolvimento consciente e responsável, respeitando as vertentes éticas, deontológicas, ambientais e de responsabilidade social.