Dia Mundial do Doente

Criado em sexta-feira, 11 fevereiro 2011 Escrito por: Administrador

Seria otimo que cada um de nós refletisse nas palavras do nosso Bispo...

Caros Diocesanos

“Criar pontes de amor e solidariedade, para que ninguém se sinta sozinho, mas próximo de Deus e parte da grande família dos seus filhos” é o apelo que o Papa Bento XVI nos dirige na Mensagem deste ano para o Dia Mundial do Doente, que ocorre em 11 de Fevereiro.(...)

É preciso e é urgente criar pontes de amor e de solidariedade.
Criar pontes é ensinar a estar atento na comunidade a todos os que estão isolados, marginalizados, de forma a serem colocados no centro da comunidade.
Criar pontes é aprender a compreender que o doente ou idoso nunca pode ser visto como um objecto mesmo que se lhe desse um tratamento de qualidade, mas que deve ser visto como um sujeito que dá e recebe e que tem dignidade divina , único e irrepetível, e a quem se deve ajudar a descobrir a sua vocação e missão na nova situação em que se encontra.
Criar  pontes é sensibilizar a comunidade para ver nos seus doentes e idosos um dom que a ajuda a humanizar-se e a sensibilizá-la para vencer a tentação de os ver como um peso .
Criar pontes é envolver a comunidade em oração pelos doentes e idosos e vice versa.
Criar pontes é criar equipas de apoio, criar serviços de comunhão, educar voluntários capazes de acompanhar os idosos ou os doentes que estão a sofrer a solidão. (...)

Imploro a benção de Deus sobre cada um de vós, caros diocesanos, para que consolados pelo amor de Deus nos tornemos construtores de pontes que permitam aos que vivem a dor da solidão, entrar no mar do amor de Deus.

+ Gilberto, Bispo de Setúbal

(in, Notícias de Setúbal Online)

 

Visualizações: 2798